Coaching Executivo – Liderados ou Seguidores?

A nova geração de líderes sabe que algumas pessoas têm mais habilidade, sabedoria e mais a acrescentar, mas isso não se articula com a hierarquia formal. Para eles, a hierarquia deve ser de baixo para cima, em virtude do serviço à comunidade e não porque alguém apontou você como líder. Hoje, nenhum líder pode confiar na sua posição, pois as pessoas, atualmente, não têm muito respeito por autoridade, elas só seguem você se você tiver boas ideias e se você estiver disposto a dar poder a elas. Ninguém vai dar mais credibilidade para uma ideia só porque é a ideia um vice-presidente ou diretor.

Se a administração é mais importante inovação do século 20, a internet é a inovação social mais importante do século 21, mas elas têm princípios e ideologias completamente diferentes. Antigamente, a empresa controlava a conversa, mas agora não, os funcionários podem se comunicar na empresa, pelo Linkedin, pelo Facebook, pelo Twitter, entre outros. Como dar a essas pessoas uma voz produtiva? O Coaching Executivo é um processo interativo de desenvolvimento profissional com o objetivo de aumentar a performance de Diretores, Gerentes, Líderes e Gestores nessa nova realidade onde toda ideia tem chance de competir em pé de igualdade.

A efetividade do processo de coaching está diretamente relacionada com a capacidade do coach de ter mente tranquila e não ser seduzido por técnicas extravagantes ou modelos de coaching elegantes. O coach deve desenvolver um processo em que, simultaneamente, é capaz de dar atenção ao seu coachee e a si mesmo, numa relação de conexão mental e emocional, promovendo para o coachee o entendimento da sua própria história e trazendo para o presente a alta performance almejada.

Um estudo publicado no Public Personal Manegement Journal concluiu que os executivos que participaram de treinamentos gerenciais aumentaram em 22,4% sua produtividade. E aqueles que passaram por um Processo de Coaching, após esse mesmo treinamento, aumentaram a sua produtividade em 88%. Como um coach pode fazer isso? O coach consegue expandir a sua mente, suas emoções e seu desempenho, por meio de uma conversa que estimula um senso de exploração aberto e reflexivo, num relacionamento calmo e focado no coachee. Se você está procurando por um coach para aumentar a sua performance, lembre-se que o Processo de Coaching adequado trará benefícios para a sua saúde, para o seu processo de decisão e para o seu estilo de liderança. Em particular, são três aspectos que devem ser considerados no coaching executivo:

O primeiro é a Visão Sistêmica. O coach deve ter mente aberta para as verdades e percepções individuais. Dar conselhos importantes para altos executivos e receber a sua gratidão não é um processo de coaching, e não beneficiará o coachee. Quando alguém nos ouve com uma mente aberta, sentimos a nossa própria essência, nosso valor e descobrimos nossas próprias soluções.

A Não-reatividade é o segundo aspecto a ser considerado. Nenhuma reação é necessária, não importa qual seja a provocação. O coach precisa perceber as necessidades do coachee e responder sem aumentar o conteúdo emocional. Por meio da não-reatividade é possível criar um espaço emocional seguro, onde o coachee não está preocupado em ser manipulado ou controlado. Esse é o caminho para um julgamento mais sensato sobre o que realmente é importante. A não-reatividade por parte do coach dá ao coachee espaço para passear de uma perspectiva para outra, de um pensamento incompleto para outro, até que eles comecem a se tornar pensamentos inteiros, que é a base para sua evolução.

O terceiro aspecto, a Atenção Permissiva, permite ao coach levar o coachee ao estado de atenção focada, ou seja, um momento de conexão em que todas as distrações desaparecem. Não importa o tipo de distração, o coach é repetidamente capaz de dirigir o coachee para um estado de atenção, trazendo-o de volta ao foco sem que haja coerção. Quando há a atenção permissiva, o coachee está em sincronia com o coach e a energia mental e emocional podem ser dirigidas para o desenvolvimento do coachee.

Enfim, o processo de Coaching Executivo permite aos líderes a produção de novas perspectivas e respostas, transformando liderados em seguidores. Os líderes dessa nova geração terão o privilégio de servir como fomentadores da mudança e do desenvolvimento humano, aumentando, substancialmente, o desempenho de organizações inteiras.

Deixe o seu pensamento