O que você quer ser quando crescer?

Você quer desenvolver sua carreira? Então pare de culpar a economia brasileira pela sua falta de sucesso. Esse é o momento para você investir no seu capital intelectual, pois com a economia se retraindo, as empresas vão precisar contratar pessoas preparadas. O pensamento positivo pode ajudar, entretanto, está longe de ser o suficiente. Portanto, caso sinta-se capaz, seja seu próprio coach de carreira, mas fique atento para os passos abaixo:

Autoconhecimento
O primeiro passo para uma carreira de sucesso é encontrar no seu íntimo o melhor de você. Não basta simplesmente saber o próprio nome, mas sim como você de fato gosta de ser chamado. Que história que você conta de você para você mesmo? Defina o seu objetivo e sua meta, declare para o universo o que você quer para si mesmo. Tenha claro na sua mente o motivo e a razão da sua escolha. Visualize com o máximo de detalhes possível como será o seu estilo de vida, a sua vida financeira e o seu comportamento quando estiver na posição almejada. Seja realista e determine qual será o tempo dessa jornada. Responda para você mesmo: Como seria se você já tivesse alcançado o sucesso? Pois essa é a sua história, ou seja, esse é o seu currículo.

Assuma responsabilidade
“Assuma o controle da sua vida e algo terrível acontece, você não tem mais a quem culpar” (Erica Jong). Lembre-se que a escolha é sua, e não permita que ninguém faça isso por você. A partir do momento que você enxergar que a responsabilidade é sua, então será capaz de mudar as suas crenças. O que te move e te motiva? Pare de basear as decisões importantes da sua vida na crença alheia de que os seus sonhos são impossíveis. Você pode repensar e chegar nos seus próprios conceitos de felicidade e de sucesso. E, quem sabe, você vá descobrir que dá, sim, para ser feliz e bem-sucedido.

Disposição para aprender
Essa é uma sociedade em que as pessoas têm verdades prontas e não se dão a oportunidade de aprender com a experiência dos outros. Segundo Albert Einstein, o conhecimento é igual um sobre ego, ou seja, quanto maior o conhecimento menor o ego e quanto maior o ego menor o conhecimento (Competência = 1/ego). Como seria se as críticas internas fossem substituídas por observações imparciais? Ter disposição para aprender é colocar o julgamento de lado e ser curioso. Quantos livros técnicos relacionado a sua carreira nos últimos seis meses você leu? Pesquise, descubra e aprenda as habilidades necessárias para que você possa trilhar o caminho do sucesso.

Explorar oportunidades
Está pronto para explorar as oportunidades de alavancar a sua carreira? O sonho que não é seguido de ação se torna frustração. O que você pode fazer agora para chegar mais perto do seu objetivo e da sua meta? Esse é o momento de caminhar o caminho. Se está procurando um novo emprego, prepare ou atualize o seu currículo. Quais são as empresas em que deseja trabalhar? Se está interessado numa promoção, procure aprender a respeito do plano de carreira da organização em que trabalha. Priorize o seu tempo e inúmeras oportunidades o ajudarão a chegar lá: observe como outras pessoas atuam, peça conselhos, faça cursos. Exercite a persistência: não desista no primeiro feedback pessimista. Você não precisa se tornar um chato ou ficar obcecado, mas é quase isso.

Bons Relacionamentos
Quem são as pessoas que podem impulsionar a sua carreira? Estabeleça contato com profissionais que já estão atuando nas áreas em que pretenda atuar. De acordo com a pesquisa do PNAD, em 2014, 54,4% dos brasileiros navegam na internet, ou seja, mais de 100 milhões de pessoas. Esse não é o único meio de desenvolver relacionamentos, mas, certamente é um bom começo. Por isso eu te pergunto, você é ‘.com’ ou ‘.morto’? Se apresentar como um profissional em sites como Linkedin, por exemplo, é imperativo, pois, hoje, muitas pessoas de RH estão usando sites como Linkedin para buscar talentos. O grande desafio está em utilizar as redes sociais de forma a usufruir dos benefícios de ser ‘.com’.

Deixe o seu pensamento